LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO: UMA ANÁLISE ACERCA DA POESIA MULTIMÍDIA DE PAULO AQUARONE

Francisca Jaqueline Ferreira de Oliveira

Resumo


É inegável que atualmente nossa sociedade lida como a ascensão da cibercultura, nesse contexto digital, surge também a ciberliteratura ou literatura digital que é aquela que nasce no meio digital e que se utiliza de recursos como: sons, hiperlinks e imagens que promovem a interatividade do leitor como o texto. Nessa perspectiva, é importante que os professores procurem oportunizar o contato dos alunos com a literatura digital.  Pois é necessário que os alunos entendam a leitura desses textos como uma atividade que envolva sempre expressão de sentido e interação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar o formato, a linguagem e os efeitos de sentido da poesia multimídia de Paulo Aquarone. Assim, o foco da pesquisa é o texto dentro da cibercultura e as novas formas de leitura, interação e compreensão de sentidos que o ambiente digital proporciona. Para a elaboração desse estudo, utilizou-se a seguinte metodologia: revisão bibliográfica acerca da poesia multimídia e da literatura digital e também contribuições da linguística textual. Foram analisadas seis poesias multimídia que encontram-se no site de Paulo Aquarone, posteriormente observou-se as principais características dessas produções multimídia e os efeitos de sentido provocados no ato da leitura. Portanto, os resultados do estudo estão pautados nas análises feitas, nas reflexões acerca da ciberliteratura e na elaboração de uma proposta de trabalho em sala de aula utilizando as poesia multimídia e promovendo uma leitura interativa que busca um maior engajamento dos alunos.


Palavras-chave


Poesia multimídia; Leitura; Literatura digital

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Irandé. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São Paulo: Parábola, 2017.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1970.

CEZAR, Tatiana Santana Rodrigues Faria. A poesia digital na era tecnológica. Dissertação de Mestrado. Goiânia, 2018.

DUARTE, Elaine Cristina Carvalho. Literatura em meio digital: um olhar sobre os novos perfis literários. In: XII Congresso Internacional da ABRALIC. Centro, Centros–Ética, Estética. Curitiba, UFPR. 2011.

FERRAREZI JR, Celso; CARVALHO, Robson Santos de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

GUIMARÃES, Denise Azevedo Duarte. Novos paradigmas literários. Alea: Estudos Neolatinos, v. 7, n. 2, p. 183-208, 2005

SANTAELLA, Lúcia. Para compreender a literatura digital. Texto Digital, v. 8, n. 2, p. 229-240, 2012.

VIEIRA, Flaviano Maciel. Como ler poéticas digitais: perspectivas de leituras. Tese de Doutorado. João Pessoa, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.