SABERES GRAMATICAIS E GRAMÁTICA NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO LINGUÍSTICA SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA

LAFITY DOS SANTOS ALVES, DARKYANA FRANCISCA IBIAPINA

Resumo


A Gramática Tradicional, historicamente, se construiu a partir de vários compromissos de base, dentre os quais se destaca a centralidade no que hoje se chama de componente morfológico de uma dada língua. Sendo um traço de continuidade, essa concepção estrutural, que ganhará contornos outros ao longo do tempo, orienta o professor na sua prática cotidiana até os dias atuais. Essa concepção de análise da língua, com o desenvolvimento das ideias linguísticas no país, passou a ser alvo de diversas críticas, sobretudo na academia, pois, sustentando-se em critérios científicos, os linguistas puderam revelar inconsistências teóricas na Gramática Tradicional (MENDONÇA, 2006). Com isso, nosso intuito, neste artigo, é apontar se houve avanços na forma de se instrumentalizar o ensino de nossa língua nas propostas elaboradas por alguns linguistas brasileiros. Para isso, analisamos as abordagens teóricas sobre o ensino de língua presentes nos livros Saberes Gramaticais: formas, normas e sentidos no espaço escolar (AVELAR, 2017) e Gramáticas na escola (OLIVEIRA; QUAREZEMIN, 2016). Nosso intuito é, pois, partir dessas análises mais pontuais para tecer considerações mais gerais sobre o ensino de língua no Brasil.

 

 


Palavras-chave


Gramática Tradicional; Linguística; Ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, I. Muito Além da Gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. Ed. Parábola, 2007.

AVELAR, J. O. de. O. Saberes Gramaticais: formas, normas e sentidos no espaço escolar. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 3 ed. – São Paulo: Publifolha, 2008.

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo, Parábola, 2011.

BORGES NETO, J. História da Gramática. Curitiba, 2018. (No prelo)

BUIN, E. A gramática a serviço da escrita.In:Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.4, n.1, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v4n1/08.pdf. Acesso em 05/12/2019.

CASTILHO, A. T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

DANTAS, A. de M.; FARIAS, W. S. Leia Escola. Campina Grande, v. 14, n. 1, 2014.

FERRAREZI JÚNIOR, C. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo: Contexto, 2014.

MENDONÇA, M. Análise Linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

NEVES, M. H. de M. Gramática de usos do português. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.

OLIVEIRA, R. P; QUAREZEMIN, S. Gramáticas na escola. São Paulo: Ed. Vozes, 2016.

PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2010.

SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2004.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º grau. 1ª Edição. São Paulo: Cortez, 2003.

VIEIRA, F. E. Gramáticas brasileiras contemporâneas do português: linhas de continuidade e movimentos de ruptura com o paradigma tradicional de gramatização. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós Graduação em Letras – PPGL (UFPE). Recife, p. 476. 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.