ORALIDADE E GÊNEROS DISCURSIVOS: UMA PRÁTICA EM AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Francisca Oliveira Santos

Resumo


Este trabalho tem por objetivo evidenciar atividades didáticas, por meio de gêneros discursivos, desenvolvidas no percurso da execução do subprojeto intitulado Entre os saberes dos licenciandos do Curso de Letras e os saberes das escolas básicas: Repensando o ensino de língua e literatura, integrado no Programa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Estadual de Alagoas, no percurso de 2018-2019. A proposta desse trabalho considera a oralidade de grande relevância para o ensino de Língua Portuguesa, razão por que teve a intenção de contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos das escolas do ensino fundamental, em particular daquelas participantes da ação do projeto, tendo como objetivo desenvolver nos alunos as capacidades discursiva e argumentativa através dos gêneros orais e escritos, o que ocorreu por meio de sequências didáticas, sejam orientadas através do livro didático ou através de pesquisas do professor aplicadas com os alunos em sala de aula. Diante disso, a pesquisa seguiu uma linha qualitativa, com um olhar descritivista-interpretativista, observando os dados processualmente, com base nos referenciais teóricos de Carvalho; Ferrarezi (2018), Cajueiro (2013), Marcuschi (2001, 2008), Schneuwly; Dolz (2004), BNCC (2017), entre outros, que tratam da oralidade como componente curricular importante para o estudo da língua portuguesa. Assim, procedeu-se à seleção dos gêneros orais, cuja escolha recaiu no debate regrado (gênero argumentativo oral que visa ao conhecimento de pontos de vista acerca de um tema crítico) e no reconto de histórias (gênero narrativo oral que permite reproduzir as ideias e os sentimentos, com uma descrição da realidade); após, houve a elaboração das sequências didáticas e, enfim, com a obtenção do texto transcrito do aluno, com as normas de Marcuschi (2001) e Preti (1993), houve o estudo dos recursos linguísticos para compreensão dos efeitos de sentido dos gêneros estudados. Os resultados apontaram, principalmente, para maior integração entre o ensino superior e a educação básica (PIBID); para melhor desempenho acadêmico (docentes/discentes) nas manifestações linguísticas por meio do estudo de gêneros orais e escritos e, enfim, para ênfase das práticas da oralidade ligadas aos aspectos da textualidade, além de outras práticas. A relevância do trabalho se dá por significar mais um aporte teórico para o ensino da oralidade por meio de gêneros orais e escritos com ênfase nos aspectos linguísticos (verbais e não verbais) e discursivos, incentivando, também, a proficiência em leitura e produção argumentativa dos alunos universitários e também os da escola pública, campo de aplicação do projeto.


Palavras-chave


Sequências didáticas; Gêneros discursivos; Oralidade

Texto completo:

PDF

Referências


BAKTHIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: HUCITEC, 1979.

DOLZ, Joaquim: NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola_______; ______ (organizadores). São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Brasília, DF: MEC, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

CARVALHO, Robson Santos de; FERRAREZI JR, Celso. Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar. São Paulo: Parábola, 2018.

CEREJA, WILLIAM; COCHAR, WILLIAM. Português Linguagens 9º. Ano. 9. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.

CEREJA, WILLIAM; COCHAR, WILLIAM. Português Linguagens 6º. Ano. 9ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.

FÁVERO; ANDRADE; AQUINO. Oralidade e escrita; perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

DOLZ, Joaquim: NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. _______; ______ (organizadores). São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1996.

________. Introdução à linguística textual. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita; atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.