CENAS DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: o filme como estratégia didática para a produção do gênero comentário crítico

Clênia Maria Oliveira Lima, Shirlei Marly Alves

Resumo


Neste artigo, apresentamos um estudo sobre a produção do gênero argumentativo comentário crítico, com foco no filme como material de leitura, análise e reflexão, a partir do qual serão desenvolvidas atividades de escrita de comentários que serão socializadas em uma rede social. O objetivo é verificar em que aspectos a apreciação de filmes contribui para o aprimoramento das habilidades de escrita argumentativa no gênero comentário crítico no 8º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa do tipo interventiva, com um trabalho contextualizado em sala de aula com práticas sociais de linguagem que fazem parte da vida dos alunos, favorecendo uma melhoria na produção textual. Esta pesquisa tem como teoria basilar o Interacionismo sociodiscursivo (ISD), com o estudo de um gênero textual do grupo do argumentar, conforme classificação de Bronckart (1992), uma vez que a capacidade de argumentação é uma habilidade fundamental não só para as atividades no âmbito escolar, mas também para diversas situações da vida extraescolar. Os elementos do corpus provindo dos comentários produzidos pelos alunos serão categorizados com base na proposta de Machado e Cristóvão (2006) para o modelo didático de um gênero, que apresenta como tópicos os conteúdos, a forma de mobilização, a construção composicional e o estilo particular do gênero. Os resultados parciais mostram que grande parte dos alunos apresenta uma boa receptividade para o filme ser trabalhado como material didático na escola e apresnta experiência agradável com o texto fílmico. Espera-se com esse trabalho contribuir para o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos em textos argumentativos e para o aprimoramento das composições escritas para a atuação em diversas situações da sua vida.


Palavras-chave


Escrita. Práticas escolares. Filme. Comentário Crítico.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares Nacionais (PCN). Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, 2018.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educa, 1999.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 2 ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984.

MARCUSCHI, Beth. Redação escolar: breves notas sobre um gênero textual. In: SANTOS, Carmi F.; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne (org.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 59-72.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

PASQUIER, A.; DOLZ, J. Un decálogo para enseñar a escribir. Cultura y Educación. Madrid:Infancia y Aprendizaje, n. 2, p. 31-41, 1996.. Tradução provisória: Roxane Helena Rodrigues Rojo. Circulação restrita.

SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e cols. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaís Soares Cordeiro. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2004. p. 19-34.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.