AS TIPOLOGIAS INTERTEXTUAIS NO PORTAL WEB EDUCATIVO “EDUCAÇÃO.PORTUGUÊS”: análises das classificações tipológicas na perspectiva da Linguística Textual e da Teoria dos gêneros
Resumo
A temática intertextualidade consiste em uma abordagem relevante aos processos de ensino-aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa, por isso, ao observar alguns portais web educativos que tratam sobre o ensino desse tema, percebe-se neles um conteúdo didático possivelmente desvinculado da teoria proposta para a intertextualidade. Assim, o objetivo geral desta pesquisa constitui-se em investigar como o portal web educativo “educação.português” explica as tipologias da intertextualidade. Para tanto, segue-se o aporte teórico da Linguística Textual com base em Koch, Bentes e Cavalcante (2010), e da Teoria dos gêneros proposta por Bazerman (2011). O corpus do artigo está organizado em figuras do respectivo portal “educação.português”, expostas em sequências numéricas para fins teóricos-analíticos. Metodologicamente, este estudo segue uma abordagem qualitativa, pois verifica as explicações didáticas das tipologias intertextuais nas figuras do portal, e analisa essas explicações com base nas perspectivas da LT e da Teoria dos gêneros. Contata-se que as explicações das tipologias intertextuais no mencionado portal indicam, de modo vago, as classificações da intertextualidade explícita e da intertextualidade implícita; em decorrência disso, analisa-se essas tipologias intertextuais por meio dos textos e gêneros expostos no portal, de modo que se organiza, através da sistematização em quadros, as classificações tipológicas que se aproximam teoricamente. Portanto, entende-se que as tipologias da intertextualidade podem ser investigadas, aproximando teorias que se auxiliam nos processos de análises e explicações das relações intertextuais em portais web educativos, os quais se constituem em suportes, sistemas de gêneros e fontes de pesquisas diversificadas.
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PDFReferências
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