O ASPECTO INTENCIONAL NOS DISCURSOS DA MÍDIA: A ORGANIZAÇÃO DA VISADA DE CAPTAÇÃO EM REPORTAGENS

Ana Carolina Carneiro De Sousa

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise do modo como se constitui a visada de captação nos discursos da revista Mátria (publicação anual da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE), observado-a como uma finalidade da relação contratual vigente entre a revista e o público. Para isso, o trabalho se fundamenta na Teoria Semiolinguística, portanto, em Charaudeau (2001 e 2018), Corrêa-Rosado (2014) e Moura (2012). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa cujo corpus é composto pelas reportagens “Que tiro foi esse?” e “Contra o racismo, coragem!” presentes na revista Mátria, edição de 2018. Os resultados nos possibilitaram identificar dramatizações que possibilitam construir a visada de captação nas reportagens, pois permitiu a observação da intencionalidade de emocionar o público ao serem utilizados imaginários sociodiscursivos sobre violência, feminicídio e racismo no intuito de chamar a atenção da sociedade para problemas atuais que estão ligados diretamente à mulher e ao seu papel na educação. Tais estratégias pretendem sensibilizar o público, havendo a possibilidade de gerar revolta ou contentamento, apresentando-se fatos referentes ao universo discursivo predominante na revista que dá destaque a temáticas femininas.

 

 PALAVRAS-CHAVE: Discurso; Revista Mátria; Visada de captação.


Palavras-chave


Discurso; Revista Mátria; Visada de captação

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