FEMINISMO E ANÁLISE DO DISCURSO: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO NA OBRA O SEGUNDO SEXO DE SIMONE DE BEAUVOIR

Mayara Oliveira Feitosa

Resumo


Os estudos feministas são extremamente importantes para a compreensão da constituição discursiva da mulher, ao longo da história, pois, no contexto atual, é possível observar necessidade em discutir problemas como a violência doméstica contra a mulher, bem como a desigualdade econômica entre os gêneros. Este artigo tem como objetivo analisar a constituição discursiva no pensamento de Simone de Beauvoir, filósofa francesa considerada uma das maiores teóricas do feminismo moderno, sobre o gênero em O Segundo Sexo. A obra Beauvoir revela uma fenomenologia da experiência e da condição das mulheres, em que se efetiva tanto a interlocução entre o Eu e o Outro, a corporeidade e a sexualidade, acerca da desconstrução identitária de uma conjectura de sujeito feminino. Serão apresentados e analisados alguns pensamentos de Beauvoir (1980), tais como a defesa de uma distinção entre sexo e gênero. Ademais, para a construção dos processos analíticos, serão utilizados pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, tais como Pêcheux (1997), Orlandi (2000), especialmente sobre as categorias memória, interdiscurso e constituição do sujeito. Dessa forma, observa-se que, ao longo da história, cada cultura construiu os padrões de atos e comportamentos de um determinado gênero, ou seja, este é considerado como algo não apenas biológico, mas cultural, fatores essenciais para a análise discursiva da constituição do sujeito, na referida obra. Assim, pretende-se contribuir para o aumento dos estudos feministas e a Análise do Discurso. 


Palavras-chave


Análise do Discurso. Feminismo. Sujeito.

Texto completo:

PDF

Referências


Referências

BEAUVOIR, Simone. O Segundo sexo – fatos e mitos; tradução de Sérgio Milliet. 4 ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1980.

BUTLER, Judith. Sexo & género en El segundo sexo de Simone de Beauvoir. Mora, v. 4, 1998.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de janeiro, Forense, 2004.

MAINGUENEAU, D. Para além dos termos pivôs (pp. 133-158). Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes/Ed. Da Unicamp, 1987.

ORLANDI, Eni Puccinelli, 1942- Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. – Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

_____. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2000.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso. Campinas. Edit. da Unicamp. 1995.

______. O discurso, estrutura ou acontecimento [trad. Eni Orlandi]. Campinas, SP, Pontes, 1997.

______. Análise do discurso: três épocas (1983). In: GADET, F. et HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Edunicamp, 1997, pp. 311-318.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.