COVID-19: imagem internacional do Brasil em notícias on-line

Pricila Santos Silva Lima

Resumo


O presente trabalho almeja trazer uma reflexão sobre a atual imagem do Brasil no exterior, considerando o corrente cenário da pandemia de Covid-19, no qual o Brasil se configura como epicentro aqui na América Latina. Tal situação reverbera nas mídias digitais, de modo mais visível, nos jornais on-line que emitem diferentes perspectivas através de discursos. Entendemos que a Análise do Discurso possibilita categorias para responder: qual a imagem do Brasil é veiculada e  qual posicionamento as notícias sobre o Brasil geram nos seus espectadores que, por conseguinte, vão gerar uma imagem tal qual pode refletir em vários âmbitos interacionais durante/pós-pandemia,  tudo impulsionado pelo poder do discurso que pode tanto engrandecer uma notícia boa quanto piorar muito uma informação ruim. A metodologia é qualitativa, documental e com categorias da AD. A partir de uma perspectiva bakhtiniana de gêneros discursivos, linguagem e concepção de imagem, analisamos o gênero temático em questão: a  notícia on-line, com ênfase em algumas categorias como estilo, construção composicional, conteúdo e o efeito que a notícia contada impacta os telespectadores cujas opiniões ficam registradas nos comentários on-line. Diante das análises, entendemos que os discursos sobre o Brasil sinalizam principalmente para o tema da política, implicando os governantes e suas ações.


Palavras-chave


Notícias On-line. Covid 19. Imagem do Brasil.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. M. Gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].

_____. Para uma filosofia do ato Responsável. Trad.: Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Pedro & João editores, 2012 [1920-1924]

BRANDÃO, H. H. N. Análise do Discurso. In: Introdução à Análise do Discurso. 2 ed. rev. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.

ESTUDO PRÁTICO. Consultado en 06/08/20

EL ESPECTADOR. Disponible en Consultado en 17/07/2020.

SANTOS, E. P; MELO, C. C. A Heterodiscursividade na Construção Estilística do Gênero Comentário Online. Rev. FSA, Teresina, v.17, n 6, art.12, p. 226-243, jun.2020.

LA NACIÓN. Consultado en 17/07/20 .

ULTIMA HORA. Consultado en 20/07/20 .

ULTIMA HORA. Disponible en Consultado en 17/07/2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.