PROPÓSITOS COMUNICATIVOS DO GÊNERO NOTA DE REPÚDIO: ANÁLISE DE TEXTOS PRODUZIDOS PELA OAB

Hugo Henrique Trajano de Sousa, Maria Margarete Fernandes de Sousa

Resumo


Neste estudo, temos como objetivo investigar que propósitos comunicativos são realizados no gênero nota de repúdio. Para tanto, amparamo-nos na definição de propósito comunicativo, conforme apresentada por Swales (1990), e na posterior revisão desse conceito elaborada por Askehave e Swales (2009 [2001]), em que se defende que o propósito comunicativo, sendo menos visível do que a forma e o conteúdo, e apresentando-se, às vezes, múltiplo em um mesmo gênero, não deve ser tomado como critério imediato para a identificação dos diferentes eventos comunicativos como gêneros, mas, sim, como recompensa ao pesquisador ao final do seu processo de investigação. Dito isso, esta pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa e quantitativa e se desenvolve a partir da observação de 30 notas de repúdio produzidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), publicadas em seu site oficial entre 19 de junho de 2009 e 13 de agosto de 2020. Após leitura e análise dos textos, de acordo com o aporte teórico anteriormente apresentado, identificamos que o gênero nota de repúdio, além de atender ao propósito mais recorrente e visível de tornar público um posicionamento de repúdio de seu locutor, também atende às funções de: i) mostrar as consequências da ação repudiada; ii) apresentar apoio às vítimas da ação repudiada; e iii) exigir/apresentar punição/solução para a ação repudiada. Em vista disso, concluímos que a nota de repúdio pode realizar diferentes propósitos comunicativos, comprovando, assim, a afirmação de Askehave e Swales (2009 [2001]) de que os propósitos comunicativos podem ser mais evasivos, múltiplos e complexos do que comumente se acredita.

Palavras-chave


Propósito Comunicativo. Gênero nota de repúdio. Ordem dos Advogados do Brasil. Abordagem sociorretórica.

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