O GÊNERO ORAL MÚSICA NA RÁDIO ESCOLA E O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Brígida Barbosa Costa, Irys Beatriz Barbosa Ferreira

Resumo


RESUMO: Este trabalho discute o uso do gênero textual oral música em projetos de rádio escola, mais especificamente o uso da música em língua inglesa. A globalização levou à necessidade de aprendermos outras línguas. E, sendo o inglês a língua mais requisitada em eventos internacionais de todos os tipos, atividades de extensão se fazem necessárias no espaço escolar, uma vez que a carga horária para o ensino do inglês na educação básica parece se mostrar insuficiente para dotar os alunos de conhecimento, pelo menos instrumental, dessa língua para interagir por meio dela. A rádio escolar se configura como uma ferramenta didático-pedagógica eficaz na exploração da funcionalidade sociointerativa dos diversos gêneros textuais. O gênero oral música, inerente à rádio escola, desperta interesse e motivação e amplia os conhecimentos linguísticos e de mundo porque enriquece questões culturais, já que abrange as mais variadas temáticas, classes e idades. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, dialogando com pesquisadores como Kawachi (2008); Proença e Fuini (2020); Baltar (2012); Soares (2015); e Paiva (2009); a fim de levantarmos e analisarmos, criticamente, o maior número possível de informações a respeito do nosso objeto de estudo. Concluímos que o uso do gênero oral música (em língua inglesa) em projetos de rádio escola pode potencializar o aprendizado do inglês como segunda língua a partir de práticas reais de uso dessa língua, desenvolvendo a memória auditiva e oral, a autonomia, a criatividade e a criticidade, além de promover interações socioculturais contextualizadas, atendendo ao que orienta a BNCC e a uma demanda social motivada pelo processo de globalização.


Palavras-chave


Música. Rádio Escola. Língua Inglesa.

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