O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE: uma análise de sua constituição discursiva

Maiara Amorim Pereira, Luís Henrique Serra

Resumo


Este trabalho objetiva analisar a constituição discursiva do gênero comentário online, a partir de uma mesma notícia publicada em dois portais no Facebook. O comentário online é definido por Paveau (2012) como um texto produzido pelos internautas na internet a partir de um texto primeiro. Nesse sentido, enquanto gênero que se materializa no ambiente virtual, o comentário online é constituído por relações dialógicas, dado que nele os internautas materializam diálogos perpassados por discursos outros. Bakhtin (1981) pontua que, as relações dialógicas são um fenômeno inerente à linguagem e constituintes de todas as relações humanas. Nessa direção, todo discurso é perpassado por relações dialógicas, ou seja, pela relação de sentido estabelecida com o outro no meio interativo. Nesse contexto, a presente pesquisa parte das seguintes problemáticas: quais discursos que circulam nesse gênero? Como esses discursos contribuem para a construção argumentativa dos internautas no gênero? Os internautas refletem o posicionamento ideológico de cada portal ou não? A pesquisa apresenta uma análise de comentários online, produzidos/gerados a partir de uma notícia publicada em dois portais de notícias em seus perfis no Facebook, a saber: Carta Capital e CNN Brasil. No aporte teórico, considera-se os trabalhos de Bakhtin (1981), Volóchinov (2018), Paveau (2021) entre outros teóricos que têm pensado o dialogismo e o discurso na esfera digital. Os resultados apontam que a notícia selecionada apresenta um teor político e os comentários refletem o posicionamento político de cada internauta, apresentando uma esfera ideológico-discursiva bastante marcada que, muitas vezes, se alinham aos posicionamentos político-ideológicos dos portais analisados.

 


Palavras-chave


Comentário online. Relações dialógicas. Posicionamento ideológico. Discursos.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Ed. Forence Universitária, 1981.

CUNHA, D. A. C. Reflexões sobre o ponto de vista e a construção discursiva de comentários de leitores na web. In: Comentários na internet. Imperatriz: UDUFMA, 2014, p. 11-22.

CUNHA, D. A. C. Formas de presença do outro na circulação dos discursos. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 116-132, 2011.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2018.

PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Campinas: Pontes Editores, 2021.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018. 376 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.