RESUMOS DE HISTÓRIA E BIOLOGIA PRODUZIDOS EM MONOGRAFIAS DA UFPI: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DA ORGANIZAÇÃO RETÓRICA

Genilda Vieira Rodrigues, José Mateus Abreu Reis

Resumo


Resumo: Os resumos acadêmicos são solicitados em vários gêneros em que os alunos ao longo do ensino superior produzem, sejam eles artigos, relatórios de iniciação científica e monografias. Nesta pesquisa, analisamos 20 resumos de duas grandes áreas: História e Biologia, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desenvolvidos no ano de 2017 no campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Alguns dos nossos objetivos são identificar os passos retóricos presentes na seção resumo de monografia dos cursos de História e Biologia, assim como analisar a recorrência dos passos retóricos presentes no corpus de maneira separada. Como referencial teórico utilizamos das formulações desenvolvidas por Swales (1990) através do modelo CARS [create a research space], visto que o modelo teórico- metodológico do autor é o mais adequado para atingirmos os objetivos da análise do nosso corpus. A pesquisa também tem como um dos embasamentos teóricos a concepção sociorretórica de gêneros (MILLER [1984] 2009, BAZERMAN, 2005; DEVITT, 2004), a qual configura os gêneros como ações tipificadas diretamente relacionadas à situações retóricas também tipificadas. Com relação aos aspectos metodológicos da pesquisa, ela possui uma abordagem qualitativa, visto que os passos encontrados nas análises dos resumos de História e Biologia foram explicitados de maneira comparativa e relacionados entre si na caracterização de cada um. Como um dos resultados da pesquisa, verificamos a recorrência de 06 passos retóricos nos vinte resumos analisados de História e Biologia e, a partir de nossas análises, constatamos que as duas grandes áreas apresentaram os mesmos passos retóricos: contextualizando a pesquisa, apresentando os objetivos, descrevendo os procedimentos/métodos, apresentando os resultados, apresentando as conclusões e oferecendo/apontando contribuições.


Palavras-chave


Resumo; Gênero; História; Biologia.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES FILHO, Francisco. Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, n. 1, p. 1-28, 2018.

BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005.

BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.

BEZERRA, B. G. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico. Florianópolis/SC. v. 9, n. 4, p. 247-258. 2012.

BHATIA, Vijay K. Analyzing genre: language use in professional settings. London: Longman, 1993.

BIASI-RODRIGUES, B. Estratégias de condução de informações em resumos de dissertações. 1998. 307f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

DEVITT, A. J. Writing genres. Carbondale: Southern Illinois University Press, 2004

MILLER, C. R. Gênero como ação social. In: FREEDMAN, A; MEDWAY, P. (Org.). Gênero e a nova retórica. Londres: Taylor & Francis 1994. p. 23-42. (Originalmente publicado em: Quarterly Journal of Speech, v. 70, p. 151-167, 1984.

MILLER, C. R. (2009). Estudos sobre gênero textual, agência e tecnologia. Recife: UFPE.

MOTTA-ROTH, D; HENDGES, G. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SWALES, J. M. Genre Analysis: English in Academic and Research Settings. Cambridge (UK); New York: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, J. M. Research genres: explorations and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

SWALES. Repensando o gênero: nova abordagem ao conceito de comunidade discursiva. In: BEZERRA, Benedito Gomes. et al (Org.). Gêneros e sequências textuais. Recife: Edupe, 2009. p. 197 – 219.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.