CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ENSINO DE CIÊNCIAS: TECENDO REFLEXÕES

Lunara Serena de Sousa Lima, Patricia da Cunha Gonzaga

Resumo


Resumo O conhecimento científico é responsável por transformações que ocorrem no mundo e visa a resolução de problemas para facilitar a vida em/na sociedade, no qual o ensino de ciências permite entender a relação histórica e social desses saberes e contribuir para que o cidadão adquira um pensamento crítico das ciências e suas implicações. Esta pesquisa objetiva refletir sobre o conhecimento científico e o ensino de ciências nas escolas da educação básica, tecendo discussões sobre essa relação. Na metodologia utiliza-se a pesquisa qualitativa, bibliográfica e exploratória, por meio da análise de artigos, teses, dissertações, sendo realizada uma discussão teórica sobre o conhecimento científico e o ensino de ciências a partir de publicações disponíveis na biblioteca digital SciELO e o Portal de Periódicos da CAPES. Nossos resultados permitem inferir que, os professores, em sua maioria, concebem a ciência e seu desenvolvimento, com um caráter linear, cumulativo e evolutivo, baseado na perspectiva de um ensino contextualizado, o qual permite motivar o interesse dos alunos pelo saber científico e sua natureza, a fim de facilitar o entendimento das situações do cotidiano e resolução de problemas no dia a dia.

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Referências


REFERÊNCIAS

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