A infância e a educação infantil no campo: como anda este diálogo?

Cláudia Celeste Lima Costa Menezes

Resumo


RESUMO

A pesquisa intitulada A Infância e a Educação Infantil no Campo: como anda este diálogo? tem como objetivo central analisar como se encontra o diálogo entre a infância, os saberes e as práticas vivenciadas na Educação Infantil do Campo, partindo do seguinte questionamento: Existe uma relação efetiva e congruente entre a infância, os saberes e a prática pedagógica de Educação Infantil do Campo que assegure a qualidade do processo educativo e a formação do cidadão do campo? O estudo evidencia a infância, os marcos legais, destacando os percursos, os avanços e os entraves da legislação brasileira e das políticas públicas para a Educação Infantil do Campo revelando os percalços enfrentados para o desenvolvimento de uma prática pedagógica democrática e de qualidade que valorize a infância no campo. A pesquisa tem um caráter qualitativo, fundamentada na abordagem fenomenológica e no método etnográfico, tendo como opção metodológica o estudo de caso. Esta pesquisa teve como locus uma instituição educativa de um município baiano, situada no campo. Foram aplicados os instrumentos da observação, entrevista semi-estruturada e grupo focal. Os dados coletados foram analisados através da interpretação da análise do conteúdo, apresentando resultados significativos para o desenvolvimento da Educação Infantil do município e região. Os estudos e as reflexões realizadas possibilitaram afirmar que existe um diálogo tímido entre a infância, os saberes e as práticas pedagógicas, decorrentes da não implementação das políticas públicas, fator que compromete a qualidade e o desenvolvimento da Educação Infantil do Campo.

 

Palavras-chave: Educação Infantil do Campo. Infância. Saberes e Práticas.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. A escola deve envolver fortemente a família e a comunidade nas ações e decisões da escola. Rio de Janeiro: LTC, 1978.

BRASIL/MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069/90, de 13 de julho de 1990. São Paulo: CBIA-SP, 1991.

BRASIL. Resolução CEB nº 1, de 07 de abril de 1999. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br Acesso em: 26 fev. 2008.

BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br Acesso em 26 fev. 2008.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br Acesso em 19 abril 2018.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em http://www.dji.com.br/constituicao_federal/cf205a214.htm Acesso em 05 ago. 2010.

BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2009.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela (orgs.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

GROSBAUM, Marta Wolak; DAVIS, Cláudia Leme Ferreira. Progestão: como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola? Módulo IV, Brasília: CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.

KRAMER, Sônia. A política do Pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. São Paulo: Cortez, 2006.

AUTOR. A organização dos espaços de ensinar e aprender numa escola de educação infantil do município de Jequié – Bahia. Salvador: UFBA, ANO. (Dissertação de Mestrado)

AUTOR. Educação Infantil: a interseção entre as políticas públicas, a gestão educacional e a prática pedagógica – um estudo de caso no município de Itabuna – Bahia. Salvador: UFBA, ANO. (Tese de Doutorado)

SILVA, Ana Paula Soares da; PASUCH, Jaqueline. Orientações Curriculares para a Educação Infantil do Campo. Disponível em: portal.mec.gov.br. Acesso em 30 set. 2011.

VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. (Org.) Educação da Infância: história e política. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.




DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v2i1.10044

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2675-1496

BASES E INDEXADORES

LATINDEX https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29358

SUMÁRIOS https://www.sumarios.org/revista/caminhos-da-educação

CROSSREF https://www.crossref.org/ 

FLACSO https://www.flacso.org.ar/latinrev/

CNEN http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

ORCID http://www.orcid.org

ABEC Brasil https://www.abecbrasil.org.br

GOOGLE ACADÊMICO https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=2&user=xO14s_4AAAAJ