Anne With An E: história da educação em série

Marcelo Gomes da Silva, Rafael Henrique da Silva Guimarães

Resumo


Este trabalho visa analisar o papel educativo da série Anne with an E por via dos enfrentamentos que surgem na vida de sua personagem principal, “Anne”. Para tanto, a operação metodológica se deu a partir da análise dos discursos abordados nos episódios retratados na série. Acreditamos que o seu alcance extrapola o campo do entretenimento, funcionando, também, como um recurso educacional por trazer problemáticas que envolvem discussões sociais abordadas na atualidade, bem como pelo alcance cognitivo afetivo (ALBUQUERQUE JR, 2016) que a produção cinematográfico-televisiva pode proporcionar. A própria trajetória da personagem – da infância à adolescência – nos remete a um universo de aprendizados, explícito no processo de amadurecimento e descobertas, que podem se tornar temáticas de trabalho em sala de aula, à luz da História da Educação. Entrelaçados a isso, insurge um contexto de enfrentamentos, elucidado nas figuras de diferentes personagens que vão surgindo ao longo da narrativa, que enfrentam questões em torno da sexualidade, de questões étnico-raciais, além da discussão de gênero, um debate central na história de Anne with an E.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz. Regimes de Historicidade: como se alimentar de narrativas temporais através do Ensino de História. In: GABRIEL, Carmem T.; MONTEIRO, Ana M.; MARTINS, Marcus L.B. (Orgs.). Narrativas do Rio de Janeiro nas Aulas de História. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

ALMEIDA, Cíntia Borges de. Um paíz de poucas lettras? Experiências de educabilidade, instrução obrigatória e analfabetismo na “Cidade Maravilhosa” (1900-1922). 2018. 375 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

ALVES, Cláudia. José Veríssimo. A Educação Nacional. In: XAVIER, Maria do Carmo e HAMDAN, Juliana Cesário (Orgs.). Clássicos da educação brasileira, volume 2. Belo Horizonte: Mazza, p. 27-48. 2011.

ARAÚJO, Rosa Maria Barboza de. A Vocação do Prazer: a cidade e a família no Rio de Janeiro republicano. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a história. Trad: J. Guinburg e Tereza Cristina Silveira da Mota. São Paulo : Perspectiva, 2005.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

COSTA, Ana Luiza J. da. O educar-se das classes populares oitocentistas no Rio de Janeiro entre a escolarização e a experiência. 2012. 274f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo.

ESTEVES, Martha de Abreu. Meninas perdidas: os populares e o cotidiano do amor no Rio de Janeiro da Belle Époque. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

FARIA FILHO, Luciano M. de. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES et al. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

FRACCARO, Gláucia C. C. Os Direitos das Mulheres: Organização Social e Legislação Trabalhista no Entreguerras Brasileiro (1917-1937). 2016. 198f. Tese (Doutorado em História). Unicamp, Campinas.

FONSECA, M. V.; BARROS, S. A. P. (org.). A história da educação dos negros no Brasil. Niterói: EdUFF, 2016.

HOBSBAWM, Eric. J. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 7 ed., trad. Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de toledo, 1988, 546p.

IGLÉSIAS, Francisco. Encontro de duas culturas: América e Europa. Estudos Avançados, 6 (14), 1992.

KIRCHNER. Cássia Aparecida Sales M. Leituras e leitores da Coleção Biblioteca das Moças. Pontos para uma pesquisa a partir das marcas de leituras feitas por normalistas. Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Circuitos e Fronteiras da Educação no Brasil. Cuiabá, MT, 2013.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary. (org.), BASSANEZI, Carla (coord. de textos). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto/Ed. UNESP, 1997.

MAC CORD, Marcelo. Artífices da Cidadania. Mutualismo, educação e trabalho no Recife oitocentista. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.

PAIVA, José Maria de. A educação Jesuítica no Período Colonial In: LOPES et al. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

PERROT, Michelle Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

RAMALHETE, Mariana Passos; STEN, Samira da Costa. Crítica ao eterno feminino em Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery. Travessias interativas. São Cristovão -SE, nº 16, vol. 8, p. 432-443, jul./dez. 2018. Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2020.

RIZZINI, Irma (1993). Assistência à Infância no Brasil: uma análise de sua construção. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Universitária Santa Úrsula.

SCHUELER, Alessandra. Representações da docência na imprensa pedagógica na Corte Imperial (1870-1889): o exemplo da Instrução Pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, p. 379-390, set/dez 2005.

SCOTT, Joan W. História das mulheres. In. BURKE, Peter. (Org.) A Escrita da História: Novas Perspectivas. São Paulo: Unesp. 1992.

AUTOR, “Por meio da resistência”: processo de profissionalização docente no Manifesto “Ao Professorado de Minas” (1900). 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, ANO.

AUTOR, “Operários do pensamento”: trajetórias, sociabilidades e experiências de organização docente de homens e mulheres no Rio de Janeiro (1900-1937). 2018. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, ANO.

SOIHET, Rachel. História das Mulheres. In: CARDOSO, Ciro F. S. e VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da História: ensaios da teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.




DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v1i3.10150

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2675-1496

BASES E INDEXADORES

LATINDEX https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29358

SUMÁRIOS https://www.sumarios.org/revista/caminhos-da-educação

CROSSREF https://www.crossref.org/ 

FLACSO https://www.flacso.org.ar/latinrev/

CNEN http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

ORCID http://www.orcid.org

ABEC Brasil https://www.abecbrasil.org.br

GOOGLE ACADÊMICO https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&authuser=2&user=xO14s_4AAAAJ