Belém, quando as letras encontram as telas: a representação da cidade analisada por Raimundo Morais nos quadros de Georges Wambach

Tunai Rehm

Resumo


No presente artigo pretendo compreender a representação da cidade de Belém, no Pará, e como esta levou a Georges Wambach, um pintor belga, visitá-la e lançar em quadros o sentimento provocado pela mesma. Com isso, o consagrado escritor paraense Raimundo Morais em sua última obra escrita, Cosmorama, publica um capítulo fazendo uma análise crítica acerca dos trabalhos do artista na região. O que exatamente aproxima esses dois personagens? Para alcançar uma resposta, utilizo o conceito de Representação articulado pelo historiador Roger Chartier e como documentação, os quadros hoje encontrados no Museu de Artes de Belém ou artigo publicados nos periódicos da época, a literatura, assim como colunas de jornais e falas de autoridades políticas. Por meio deste aporte, pretendo compreender o que possibilitou as letras do escritor paraense encontrarem as telas do artista europeu.
Palavras-chave: Georges Wambach – Raimundo Morais – Belém


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