Entre Clio e Pandora: ensinar/aprender história com o uso de charges sobre a Covid-19

Eronilda Resende Feitosa, Pedro Pio Fontineles Filho

Resumo


O presente artigo aborda as interconexões entre o ensinar/aprender História em tempos da Pandemia da Covid-19, apontando os desafios e possibilidades do estudo em “formato remoto” como consequência das medidas de distanciamento social, como estratégia de pensar conceitos historiográficos como tempo, espaço, sujeitos, estado, cultura, política nas aulas. Metodologicamente, o estudo centrou as análises na perspectiva da usabilidade da imagem chargética como veículo para essa presente modalidade de ensino. O percurso teórico-metodológico partiu de leituras que lançam luzes para essa realidade acerca de determinados aspectos do ensino de História com alunos da educação básica e a utilização de imagens como veículo incentivador de melhorias no processo ensino-aprendizagem em tempos do esperado “novo normal”. Tempos de fazeres e vivências virtuais que apontam uma rotina diferenciada e capaz de robustecer aprendizagens e/ou acentuar ainda mais as desigualdades socioculturais.
Palavras-chave: História; Ensino; Pandemia; Charge.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

Resultado de imagem para sumarios.orgResultado de imagem para sumarios.org