Livro didático e tecnologias digitais: uma análise das coleções de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Novo Ensino Médio

Márcio Douglas de Carvalho e Silva

Resumo


Ao longo dos séculos a humanidade testemunhou transformações que refletiram no avanço tecnológico e reverberaram em mudanças significativas na vida das pessoas. Nas últimas décadas, com a ampliação do acesso à internet, as distâncias e os contatos entre os indivíduos se tornaram ainda mais fluídos, o que impactou no modo como a sociedade se comporta e se organiza. No âmbito educacional, as possibilidades surgidas com o avanço tecnológico foram e estão ganhando espaço de maneiras múltiplas. O livro didático, produto que sofre influências do período em que é produzido, também se insere nesse contexto. O objetivo deste artigo é analisar a presença do uso das tecnologias digitais na elaboração dos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Novo Ensino Médio. Para isso, utilizamos duas coleções didáticas, que somadas, compõem 12 livros. A análise indica os autores fazem uso de forma mais ampla de conteúdos presentes em sites, para elaborar os capítulos dos livros e subsidiar as atividades propostas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

Resultado de imagem para sumarios.orgResultado de imagem para sumarios.org