HISTÓRIA LOCAL E OS MOVIMENTOS SOCIAIS EM BARRAS- PI (1975-1995): AULA-OFICINA COMO APORTE METODOLÓGICO
Resumo
O presente trabalho tem como principal intuito perceber de que forma o Ensino de História com abordagem da História Local possibilita a ampliação da consciência histórica dos (as) educandos (as), aumentado as probabilidades de atuação como sujeitos históricos no seu próprio meio de convívio sendo assim protagonistas de seu futuro. Posto que a História Local possibilita temáticas a serem estudadas que são mais facilmente entendidas e comparadas pelos (as) educandos (as), privilegiando a história de heterogeneidades e pluralidades, pensando nisso que escolhemos dentro do âmbito local pesquisar os movimentos sociais dentro do nosso município (Barras-PI) a fim de rompermos com modelos excludentes de representatividade de sujeitos dentro da História, com os silenciamentos de identidades barrenses, percebendo que o título centenário da cidade de “Terras dos poetas e governadores”, exclui boa parte da população que compõe sua História e que são trabalhadores e trabalhadoras rurais que usaram sua atuação nos movimentos sociais como conquista de direitos políticos sociais e civis. Para potencializar a aproximação entre o vivido pelo (a) educando (a) dentro da sua comunidade e espaços de vivências e o estudado/ ensinado dentro do âmbito escolar, estimulando sua participação ativa no ensino, como sujeito da construção da aprendizagem. Como suporte da nossa pesquisa utilizamos os estudos de Goubert (1988); Antonello (2020) para entendimento sobre História Local; Andrade (2018) como suporte no entendimento dos movimentos sociais em Barras- PI e Barca (2004) nas discussões sobre Aula- Oficina. Na aplicação das Aulas- Oficinas nos apoiaremos na observação participante como metodologia de suporte, uma vez que estaremos em constante interação com o grupo a ser pesquisado (nossos/ as alunos/as das escolas municipais do 6º ao 9º ano de Barras- PI), participando ativamente das atividades com foco na observação, a fim de utilizarmos a abordagem qualitativa para mostrarmos os progressos e as necessidades na aplicação das Aulas- Oficinas. Percebemos a significativa importância da inclusão da História Local em conexão com Aula- Oficinas como recursos teórico-metodológicos para estabelecer conexões com espaços e temporalidades, na perspectiva de que o (a) educando (a) internalize saberes históricos que o (a) leve a consolidar a cidadania participativa e ativa.
Palavras-chave: História Local; Ensino de História; Movimentos Sociais.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Indexadores