A DITADURA NO BRASIL E A IMPOSIÇÃO À IGNORÂNCIA POPULAR: REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O LEGADO DE MÁCULAS DITATORIAIS À EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Nayra Fontinele Feijão, Paulo Ricardo Muniz Silva

Resumo


Este artigo visa a ser estudo sobre a história da educação brasileira, com ênfase ao período do regime militar. A pesquisa desenvolve - se em uma revisão de literatura de caráter qualitativa e exploratória. Face à necessidade de governar ferrenhamente, os ditadores brasileiros dispunham de violências física e intelectual de forma gratuita. Todo aquele cidadão que se mostrasse interessado em evolução intelectual, que entrasse em choque com as ideologias defendidas pelos ditadores era considerado ameaça, e para esses sujeitos, o governo tinha sua própria cartilha do controle, baseada no terror, no medo, nas perseguições prisões e, em casos que não foram raros, a morte. Para os muito jovens, era na escola, com seus currículos manipulados, que se recebia uma nova visão do que deveria ser encarado como o natural. A educação fora, com a criação de algumas disciplinas e a extinção de outras, um campo de efetiva atuação dos ditadores, numa tentativa de introjetar na mente da população quem seriam os herois e os vilões da nação. A ditadura nos deixa grande saldo de intelectuais torturados, presos e mortos.

Palavras-Chave: educação; ditadura; história.


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