AS BRINCADEIRAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO

Ricardo de Moura Borges, Eduarda Kelly de Sousa, Larissa Layane da Conceição, Pedro Henrique Sales da Cruz

Resumo


Este artigo teve o objetivo de refletir a respeito da influência das brincadeiras dentro do processo de alfabetização como facilitador e impulsionador das aprendizagens da leitura e da escrita. Discutindo, a relevância das brincadeiras como recurso pedagógico no processo de alfabetização infantil. Fundamentado em teorias educacionais e psicológicas. O estudo destaca como atividades lúdicas podem facilitar a aquisição de competências linguísticas, promovendo um ambiente de aprendizagem significativo e motivador. São analisados diferentes tipos de brincadeiras e suas aplicações no contexto escolar, além de abordar as contribuições de autores renomados sobre o tema. Foram introduzidas buscas nos sites Scielo, Google Acadêmico e Periódicos Capes, a partir dos descritores brincadeiras, leitura, escrita, alfabetização. As brincadeiras mobilizam todo um agrupamento de elementos culturais, incluindo a escrita, que no contexto do lúdico adquire novas possibilidades de aprendizagem. O ensino baseado em métodos de repetição e memorização tornou- se ultrapassado e não chama a atenção da criança. Com isso, o uso das brincadeiras tornou-se cada vez mais presente na prática docente, contribuindo para uma aprendizagem de forma ativa.

Palavras-chave: Brincadeiras; Leitura; Escrita; Alfabetização, Aprendizagem lúdica.


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