CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DOS ACADÊMICOS NO CURSO DE HISTÓRIA DA UFPI/CSHNB-PICOS ACERCA DAS PERCEPÇÕES HISTÓRICAS E REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS E SOCIAIS

Roberta Aureni da Silva

Resumo


O presente artigo pretende investigar as percepções dos estudantes de História a partir do dialágo entre teoria e consciência histórica dos graduandos ingressos e egressos do curso de Licenciatura Plena em História da UFPI-PICOS, entre os anos de 2022.1 a 2023.1, momento em que as atividades nas universidades voltam ao normal, pós-pandemia. O objetivo do estudo consiste em compreender os níveis de consciência histórica entre discentes do primeiro e último período. Dessa forma, trabalharemos com História Oral, utilizando como fonte entrevistas semiestruturadas, que visam explorar as relações que os alunos estabelecem entre História e experiências religiosas. Assim, tencionamos estudar em que medida as pespectivas históricas e teológicas interagem na formação do historiador. Reiteramos que observaremos os planos de ensino (ementa do curso), em caráter complementar, bem como os conceitos de consciência histórica a partir de Jorn Rüsen, Luis Fernando Cerri e Agnes Heller; memória, embasados nas obras de Jacy Alves Seixas e Enzo Travesso. Embasados nas considerações desses autores, analisaremos o ponto de vista dos discentes entrevistados, bem como estes lidam para orientarem-se no tempo e pespectivarem seu futuro.

Palavra-Chave: Consciência Histórica, Memória e representações religiosas e sociais.


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