EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA FORMAÇÃO INICIAL NOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DA UFPI: CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente estudo objetivou compreender as experiências vividas na formação inicial e as possíveis contribuições para a atuação de futuros professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito dos Programas como PET, PIBID e PRP da UFPI. Do ponto de vista teórico-metodológico orientou-se pela abordagem qualitativa, na perspectiva da etnometodologia como teoria do social e no princípio de noção de membro. Na coleta de dados, usou-se do Grupo Focal com 9 discentes caracterizados como membros do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí – UFPI, do Centro de Ciências da Educação – CCE, em diferentes períodos da graduação. Para a compreensão dos dados, utilizou-se da análise do conteúdo fundamentada em Bardin (2016). Constatou-se que as experiências nos Programas possibilitaram as primeiras vivências dos anos de carreira contribuindo para que os licenciandos percebam as exigências e necessidades da profissão, compreendem as perspectivas de como vivenciar o ambiente de trabalho para especificações de suas competências, percebem a necessidade de formação continuada, assim como constroem as competências bases da docência e suas identidades profissionais.
Palavras-chave: Formação Inicial; Programas institucionais; Saberes; Experiências; Prática Docente.
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