“SE O AR NÃO SE MOVIMENTA, NÃO TEM VENTO, SE A GENTE NÃO SE MOVIMENTA, NÃO TEM VIDA”: A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS RAÍZES HISTÓRICAS EM TORTO ARADO

Pâmela de Oliveira Silva, Talyta Marjorie Lira Sousa

Resumo


O artigo analisa a representação da educação do campo na obra Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, enfocando o impacto da escolarização na comunidade de Água Negra. A narrativa destaca as desigualdades socioeconômicas e culturais vividas pelos trabalhadores camponeses e o papel da educação como símbolo de resistência e conquista. Este trabalho foi constituído com base em pesquisa teórica e historiográfica em trabalhos produzidos por Vieira Junior (2019), Caldart (2000), Martins (2013), Bittencourt (2008) entre outros autores. A metodologia do estudo é qualitativa, baseada na interpretação das narrativas e experiências das personagens, apoiada nos conceitos de história cultural. A partir da análise do enredo e das experiências das personagens, discute-se a relevância de uma educação contextualizada que reconheça as realidades e os saberes locais, contrastando com uma abordagem educativa genérica e descontextualizada.

Palavras-chave: História, educação do campo, desigualdades sociais, resistência.


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