EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO CENTRO QUILOMBOLA DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA ANA MOREIRA (CEQFAAM) EM CODÓ – MA

MARIA DE JESUS MARTINS LUZ, FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVA SOUSA, MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E SILVA

Resumo


A Pedagogia da Alternância foi criada no intuito de proporcionar aos moradores de regiões campesinas uma formação profissional voltada para atuarem no campo e para o campo. Este artigo é baseado em uma pesquisa que se desenvolveu no Centro Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira (CEQFAAM), localizada na comunidade Santo Antônio dos Pretos no município de Codó/MA. O objetivo deste, é compreender a construção histórica e social da educação/escolarização na comunidade citada bem como as singularidades da metodologia acima exposta (Pedagogia da Alternância) adotada na referida escola. Esta pesquisa foi metodologicamente construída a partir da História Oral pela qual realizamos entrevistas com moradores da comunidade, professores e pais de alunos em que a escola está inserida.

Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da Alternância.  CEQFAAM


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