O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

TOMÉ SOARES DA COSTA Neto, FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO

Resumo


Resumo: O presente artigo trata do ensino de História Local. A pesquisa objetivou levantar o quanto o ensino de História Local tem sido desenvolvido nestas unidades educacionais de modo a subsidiar discussões sobre temática relevantes no universo da disciplina de História na educação básica do Brasil. Visou também destacar a importância da História Local na formação de sujeitos capazes de participar de modo reflexivo da dinâmica histórica e social de suas comunidades, ao tempo em que desperta nos mesmos a compreensão dos aspectos históricos de sua cidade e de seu Estado que se prolongam e modificam através do tempo e que necessitam de uma abordagem crítica e transformadora da realidade. Analisam-se ainda aspectos da legislação educacional para o ensino de História na educação básica. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema e realizada uma pesquisa de campo, onde questionários foram aplicados junto aos docentes que lecionam a disciplina de História na aludida rede de ensino, sendo os dados apurados apresentados e discutidos, tendo-se ao final um panorama do ensino de História Local no município de Esperantina.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

Resultado de imagem para sumarios.orgResultado de imagem para sumarios.org