O teatro popular em Moçambique: representações e leituras do método do Teatro do Oprimido em terras africanas

Flavio da Conceição

Resumo


Esse artigo apresenta uma breve historiografia do teatro popular moçambicano, que se origina dos rituais comunitários do Nyau e Mapiko, avançando ao teatro engajado realizado pelo partido FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) que utilizava o teatro como instrumento de propaganda e mensagem didática no período da libertação do país da dominação portuguesa. A partir da iniciativa do ativista político-cultural Alvim Cossa o método do Teatro do Oprimido é sistematizado e organizado em projetos culturais em várias províncias moçambicanas. O artigo pretende demonstrar como o Teatro do Oprimido se desenvolveu no país, a partir de projetos institucionais patrocinados por instituições estrangeiras. Como se desenvolveram os grupos populares de Teatro do Oprimido, qual relação há entre a religiosidade dos participantes nos temas políticos abordados nas peças de Teatro do Oprimido e quais avanços e contradições há na prática do Teatro do Oprimido em Moçambique com a prática dos grupos brasileiros.
Palavras-chave: Teatro do Oprimido. Augusto Boal. CTO Maputo.


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