Análise da alimentação escolar em Passo Fundo (RS) na perspectiva dos atores sociais locais

Indaia Dias Lopes

Resumo


Este artigo busca discorrer sobre a percepção dos atores sociais envolvidos com a operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) das escolas públicas do município de Passo Fundo (RS) acerca da alimentação recebida em suas escolas. O recorte temporal inicia a partir da implementação da Lei nº 11.947/2009, a qual priorizou o agricultor familiar enquanto fornecedor da alimentação escolar, terminando em 2017. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa dos dados coletados por meio de entrevistas, observação não-participante e revisão bibliográfica. Nas escolas estaduaisa alimentação escolar é bastante valorizada pelos alunos, a aceitabilidade em relação aos alimentos oferecidos é boa, porém não existe um trabalho de educação alimentar sendo desenvolvido. Já nas escolas municipais, a alimentação escolar é bastante valorizada pelos alunos, são oferecidos alimentos variados e existe um trabalho de educação alimentar sendo desenvolvido de forma a contemplar não apenas os alunos, mas também que a conscientização de uma alimentação saudável perpasse suas famílias. A gestão centralizada em Passo Fundo consegue agregar esforços resultando em melhores resultados, principalmente para os alunos, possibilitando uma melhoria em seus hábitos alimentares.

Palavras-chave : Alimentação escolar. Agri-cultura familiar. Escolas públicas.


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