(TRANS)FORMAÇÃO DO AUTOCONCEITO NA ESCOLA: RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO ((TRANS)FORMATION OF SELF-CONCEPT IN SCHOOL: TEACHER AND STUDENT RELATIONSHIP)

Brenda Soares Bonfim, Clara Ellys Lima Silva, Zilda Tizziana Santos Araújo

Resumo


Este artigo aborda um estudo sobre o autoconceito na escola a partir da relação professor e aluno. Traz como questão central: como ocorre a (trans)formação do autoconceito na escola a partir da relação professor e aluno? Objetivo: compreender ocorre (trans)formação do autoconceito na escola a partir da relação professor e aluno. A escolha desta investigação justifica-se porque a imagem que construímos de
nós e dos outros é mutável e passa por ajustes e descontinuidades, que são permeadas por crenças, valores, sonhos e expectativas segundo o grupo no qual estamos inseridos e a partir das influências e estímulos recebidos. O contexto escolar é espaço propício de (trans)formação do Eu e do Outro e a relação que se estabelece entre professor e aluno reflete bem esse movimento de mudanças. Este estudo é de natureza bibliográfica e assenta-se nos princípios da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2001). Os resultados evidenciam que a ação didática deve ser pautada na dialogicidade, no afeto e no exemplo positivo, pois, assim, facilita a interação docentediscente, estimula o processo de ensino e aprendizagem e possibilita o fortalecimento de vínculos.

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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10751

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ISSN: 2674-757X


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