O ESPAÇO FÍSICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT E PAULO FREIRE (PHYSICAL SPACE IN SCHOOL EDUCATION: A DISCUSSION FROM MICHEL FOUCAULT AND PAULO FREIRE)

Marta Scarpato, Newton de Andrade Branda Junior, Sonia Aparecida Ignacio da Silva

Resumo


O objetivo do presente artigo é discutir a importância do espaço físico no processo de ensino-aprendizagem a partir dos pensamentos de Michel Foucault e de Paulo Freire. Para tanto, foi realizado o levantamento de um breve histórico sobre quais eram os posicionamentos anteriores de filósofos, professores, educadores e outros pensadores desde a antiguidade grega até os tempos contemporâneos no ocidente sobre o tema. Em seguida, são apresentados os principais pontos levantados pelo filósofo francês Michel Foucault sobre o assunto no capítulo Corpos Dóceis da terceira parte do seu livro Vigiar e Punir, de 1975, destacando os conceitos de quadriculamento, adestramento, disciplina e docilidade dos corpos, entre outros. Na sequência, é relatado o ponto de vista do educador brasileiro Paulo Freire sobre a relevância de um ambiente adequado para o melhor aproveitamento dos processos de ensino-aprendizagem discutido, entre outros assuntos, em seu livro Pedagogia do Oprimido, de 1974, com ênfase nos conceitos de círculo de cultura, forma dissertativa de ensinar, educação “bancária”, formação-deformação e ser mais, entre outros. Para tanto, utilizou-se metodologia de pesquisa qualitativa bibliográfica e de cunho exploratório. A relevância do estudo está em seu potencial de aprimorar a forma como as salas de aula são vistas e organizadas. A conclusão traz uma síntese crítica de como os dois pensamentos podem ser complementares e auxiliares no entendimento da lógica de configuração dos espaços físicos nas instituições de ensino e, consequentemente, na oportunidade de torná-los mais adequados a um processo de ensino-aprendizagem conscientizador.

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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i2.11413

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