O USO DE FÓRUM E A CONSTITUIÇÃO DE NOVOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho

Resumo


Esse artigo trata do uso do fórum como ferramenta midiática para o processo de ensino e   aprendizagem de conteúdos relacionados à prática de produção escrita acadêmica, realizada durante o processo de elaboração de projetos de pesquisa, relacionados à disciplina de Metodologia do Trabalho Científico. Os pressupostos teóricos estão embasados na perspectiva construcionista (PAPERT,1994; VALENTE, 1999), em que o uso do computador pode criar condições de o aluno construir seu conhecimento. Os procedimentos metodológicos envolvem uma revisão bibliográfica e exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa, a partir da análise das mensagens dos fóruns virtuais realizados com auxílio da plataforma Google Classroom e uma rubrica autoavaliativa, composta por três critérios: originalidade e qualidade das mensagens, participação e intercâmbio/intervenção. O lócus de pesquisa envolveu trinta e oito alunos dos cursos de Licenciatura em Química e Matemática, do Instituto Federal do Amazonas. Dos resultados principais do estudo destacam-se os seguintes pontos, o uso do fórum como um novo espaço de ensino e aprendizagem e fomento à presencialidade virtual, a heterogeneidade na participação das turmas avaliadas,  certa qualidade e diversificação nas mensagens, elaboradas  por meio de leituras realizadas com uso de textos e vídeos da Internet sobre as temáticas abordadas, poucas situações de interação e intercâmbio de experiências e conhecimentos entre o grupo e maior atuação como receptores-leitores.


Palavras-chave


Ensino. Fórum. Interatividade. Ambientes virtuais.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico dos fóruns. Professor Digital, 2009. Disponível em: https://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/. Acesso em: 05 jan. 2020.

BEZERRA, Benedito Gomes. Usos da Linguagem em Fóruns de Ead. Revista Investigações, Vol. 24, nº 2, 2011, p. 11-33.

BRUNO, Adriana Rocha; HESSEL, Ana Maria Di Grado. Os fóruns de discussão como espaços de aprendizagem em ambientes on-line: formando comunidades de gestores 2007. In: 13º Congresso Internacional da ABED, Curitiba. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/420200712027PM.pdf. Acesso em: 05 maio 2020.

COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Ambientes Virtuais de aprendizagem de línguas: ferramentas, funcionalidades e implicações didáticas. In: COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva; TEIXEIRA, Wagner Barros; FERREIRA, Cacio José. Múltiplos olhares sobre o ensino de línguas: tecnologias de Informação e Comunicação. Manaus: Edua, 2017, p. 37-52

COSTA JUNIOR, Almir de Oliveira et al. Guia de Tecnologias Digitais para o Ensino Remoto. Manaus, AM: Editora UEA, 2020.

DEIMANN, M.; FARROW, R. Rethinking OER and their Use: Open Education as Building. International Review of Research in Open and Distributed Learning, 14 (3), 2013, p. 344-360. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1370/2542. 16 maio. 2020.

FARIAS, Fernanda, F. G. et al. Dificuldades no desenvolvimento da monografias: depoimentos dos alunos concluintes no momento da defesa pública. X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, UFPB, Anais... João Pessoa, 2007,Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/iniciacao/documentos/anais/1.COMUNICACAO/1CCSADBDMT01.pdf. 14 mar. 2020.

FERREIRA, Danielle Mello; SILVA, Angela Carrancho da. Avaliação de um Web Forum por meio de Rubricas. Revista Meta Avaliação, V. 2, N.4, 2010, p. 87-127, Disponível em: http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/64. 14 mar. 2020.

GOMES, R. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In.: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 67-80.

GRASSI, Daiane; SILVA, Janiele Moiano da. Mediação pedagógica em fóruns de discussão nos cursos virtuais. Revista Novas Tecnologias na Educação, V. 8 Nº 1, EAD, 2010, p. 1-12. Disponível em:

http://www.saladeaulainterativa.pro.br/texto_0008.htm. Acesso em: 15 jun. 2020.

LAGUARDIA, Josué; PORTELA, Margareth; VASCONCELLOS, Miguel. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.3, 2007, p. 513-530. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v33n3/a09v33n3.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo. Editora 34. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 2004.

MARTINS, Máximo E.; GARBIN, Tânia Rossi. Mediação em fórum na Ead, uma postura que efetiva a educação colaborativa. In: 17º Congresso Internacional de Educação a distância, Manaus, 2011. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/52.pdf. Acesso em: 14 mar. 2020.

MARTINS, Alexandra da Costa Souza; ALVES, Lucicleide Araújo de Sousa. O Fórum de Discussão como Instrumento Avaliativo de Aprendizagem. Revista Informática na educação: teoria e prática, Porto Alegre, v.19, n.2, jun./set. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/viewFile/62540/39082. Acesso em: 14 mar. 2020.

MOTTA, Íride Luiza de Oliveira Murari. Dificuldades na escrita dos alunos de ensino superior: uma análise das narrativas escritas dos alunos da Faculdade Eduvale. Revista científica eletrônica de ciências sociais aplicadas da eduvale, Ano III, Número 05, outubro de 2010, p. 1-14. Disponível em: http://eduvalesl.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/LSGowDfu5iUfJnK_2015-12-18-21-48-8.pdf. 14 mar. 2020.

OLIVEIRA, S. C.; FILHO, G. J. L. Animação de fóruns virtuais de discussão – novo caminho para a aprendizagem em EAD via web. Revista CINTED, v. 4, n. 2, p. 1-11, 2006.

OLIVEIRA, João Batista Araujo e; GOMES, Matheus; BARCELLOS, Thais. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, vol.28, n.108, 2020, p.555-578. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v28n108/1809-4465-ensaio-28-108-0555.pdf. Acesso em: 5 ago. 2020.

PAIVA, V. L. M.; RODRIGUES JR., A. S. Fóruns on-line: intertextualidade e footing na construção do conhecimento. In: I. L. MACHADO; R. Melo (Orgs.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004, p. 171-189.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era digital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PETERS, M. The History and Emergent Paradigm of Open Education. In: PETERS, M.; BRITEZ, R. (Eds.), Open Education and Education for Openness (3-16). Rotterdam: Sense Publishers, 2009.

ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem. Alfa, São Paulo, 58 (1), 2014, p. 35-62 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/alfa/v58n1/02.pdf. Acesso em: 1 maio 2020.

ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria; GABRIELLI, Kátia Silene; SOTO, Ucy . O fórum educacional em cursos virtuais de LE como ferramenta de interação: uma análise crítica de duas experiências. III Encontro Nacional sobre Hipertexto, Belo Horizonte, 2009, p. 1-12. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/m-o/o-forum%20-ducacional.pdf. Acesso em: 15 mar.2020.

STOCKMANNS, Jussara Isabel; PEREIRA, Viviane Aparecida Traversin. A escrita acadêmica: desafios do ato de escrever na educação superior. XII Congresso Nacional de Educação, Anais..., Curitiba, 2017, p. 21391-21400. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25027_12171.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.

SOUZA, Fabiana Araújo; OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 106-126, mai./ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5923/pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.

VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Organizador – Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999. Disponível em: http: www.nied.unicamp.br/oea. Acesso em: 12 jun. 2020.




DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i3.11796

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc

ISSN: 2674-757X


BASES E INDEXADORES

https://www.flacso.org.ar/latinrev/

https://scholar.google.com.br/citations?user=BrkNzRgAAAAJ

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

https://www.crossref.org/

https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514