FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO: VIVÊNCIA EXTENSIONISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Giovana Maria Belém Falcão, Eunice andrade de Oliveira Menezes, Tânia Maria de Sousa França

Resumo


O presente estudo tem como objetivo publicizar uma experiência de formação docente no âmbito da extensão universitária em tempos de pandemia. O
projeto de extensão "Formação de professores da sala comum: constituindo e
compartilhando saberes para uma atuação inclusiva”, teve em vista a formação
continuada de professores que atuam na escola básica do município de Iguatu, na região do Centro-Sul, Ceará e também enriquecer a formação inicial dos estudantes universitários que atuam como bolsistas no projeto. A questão que norteou este trabalho foi: Como aconteceu a formação docente na ação extensionista, em tempos de pandemia? O estudo se ancora na abordagem qualitativa, pelo fato de termos como preocupação essencial a valorização dos pressupostos que fundamentam a vida das pessoas e pela modalidade da pesquisa-ação-formação. Tem como aporte teórico as ideias de Freire (1985, 1998), Fávero (2009), Vigotski (1999, 2012), Glat e Nogueira (2003), dentre outros. Concluiu-se que o projeto se constituiu em importante espaço de compartilhamento de saberes, de descobertas e novas aprendizagens para
os participantes, mas também de acolhimento de angústias, medo e incertezas, em função da pandemia decorrente do novo coronavírus.


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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i3.12153

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