O lúdico auxiliando na inclusão escolar: contribuições do Programa Residência Pedagógica na cidade de Bom Jesus, PI

Marcelo Sousa Lopes

Resumo


O presente trabalho aborda as estratégias do Programa Residência Pedagógica (PRP) para incentivar as diferentes habilidades de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) através do lúdico, em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental na cidade de Bom Jesus- PI. Teve como objetivo analisar quais estratégias educacionais lúdicas inclusivas poderiam auxiliar na aprendizagem dos alunos com deficiências físicas, dificuldades de aprendizagem e transtornos comportamentais na escola municipal Maria Aristéia Figueiredo da Fonseca. Para que os objetivos da pesquisa fossem alcançados, utilizou-se o questionário e a entrevista como instrumento de construção das informações. O contexto empírico da pesquisa ocorreu em uma escola da rede municipal, e contou com a participação de quatro professores, sendo nas àreas de biologia, matemática e português. A investigação revelou que as intervenções didáticas lúdicas propostas pelo PRP foram significativas, pois refletiu, segundo o relato dos professores, na aprendizagem dos alunos, visto que os mesmos conseguiram reconhecer as letras, formar nomes, montar quebra-cabeças e de forma geral, se comunicar melhor através dos diferentes materiais apresentados. Com base neste trabalho, foi possível concluir que o Programa Residência Pedagógica, apresentou contribuições para a melhoria da qualidade do ensino, e mais que isso, ofereceu suporte para uma proposta de ensino criativa e inédita, tendo em vista que o trabalho pedagógico junto às crianças, sempre necessita de inovações.

 

 

Palavras-chave: Educação inclusiva. Formação docente. Atividades lúdicas.


Palavras-chave


Educação inclusiva; Formação docente; Atividades lúdicas

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Fátima. Para entender síndrome de down. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2007.

AMIRALIAN, M. L. T. M. Desmistificando a inclusão. Revista Psicopedagogia. São Paulo, v. 22, n. 67, p. 59-66, 2005.

BUENO, J. G. S. (2001). A inclusão de alunos deficientes nas classes comuns do

ensino regular. Temas sobre Desenvolvimento, v. 9, n. 54, (pp. 21-7). São Paulo: Memnon

BRAGA, L.W. (1995). Cognição e paralisia cerebral: Piaget e Vygotsky em questão. Salvador, BA: SarahLetras

BRASIL, Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Brasília; CNCD, 2001

BRASIL. MEC/CAPES. Edital n. 06/2018 CAPES, Programa Residência Pedagógica. Brasília: DF: CAPES, 2018. p. 1-21.236CAPES.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Declaração de Salamanca e Linhade Ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: Corde, 1990.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. 2. ed.Brasília,DF: Corde, 1997.

CAVALCANTE, Meire. A escola que é de todas as crianças. Revista Nova Escola. São Paulo, 2005

CORDAZZO, S. T. D.; VIEIRA, L. M. Caracterização de Brincadeiras de Crianças em Idade Escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.21, n.3, p.365-373, 2008.

CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. Tradução de Guido de Almeida. São Paulo: Summus, 1987.

CRESWEL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007

CUNHA, Antonio. Eugênio. Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade. 4ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

GOMES, Ivone Alvino de Barros Dificuldades de Aprendizagem nas Séries Iniciais. Brasília: Escola Superior Aberta Do Brasil Discauculia, 2010

GORGATTI, M. G. (org.), DA COSTA, R; F. Atividade Física Adaptada: Qualidade de Vida para Pessoas com Necessidades Especiais. Manole, Barueri- SP, 2005.

GP1 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 de nov de 2020.

HIRSCHHEIMER, M.R, CONSTANTINO CF, OSELKA G. Consentimento informado na EJA. Rev Paul Pediatr 2010; 28:128-33.

INEP 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 de nov de 2020.

LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDIPUCR, 2003

LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O. U. de 23 de dezembro de 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola teoria e prática. José Carlos Libâneo. Organização e gestão da escola teoria e prática. Goiânia – 2008.

LIMA, P. A. Educação Inclusiva e Igualdade Social. São Paulo: Avercamp, 2006

MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira (Lei 9394, de 20 de Dezembro de 1996). Ministério da Educação. Brasília- DF, 2001

MEC/ SEESP. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brasília- DF, 2004

PIAGET, Jean. O nascimento da Inteligência na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS. Disponível em: < http://www.bomjesus.pi.gov.br/2014/ >. Acesso em: 10 de nov de 2020.

REIS, G. V. Alunos Diagnosticados com TDAH: reflexões sobre a prática pedagógica utilizada no processo educacional. Parnaíba. 2011. Disponível em: < http://www.uems.br/portal/biblioteca/ repositorio/2011-12-15_13-12-05.pdf>. Acesso em: 24

de jan de 2021

SILUK, Ana Cláudia Pavão (Org.). Atendimento Educacional Especializado-AEE: contribuições para a prática pedagógica. Santa Maria: Laboratório de Pesquisa e documentação - CE. Universidade Federal de Santa Maria, 2012.

SILVA, Graciele Braga. O ensino do tecido hematopoiético pela ótica da modelização: uma abordagem factível. Cadernos de Educação, v. 16, n. 32, p. 123-134, 2017.

SOUSA, D. C.; ANDRADE, G. L. P.; JÚNIOR, A. F. N. Produção de material didático pedagógico alternativo para o ensino do conceito de pirâmide ecológica: Um subsídio a educação científica ambiental. Fórum ambiental da Alta Paulista, v. IV, ano 2008.

UFPI. Universidade Federal do Piauí. Programa de Residência em Pedagógica. Subprojeto de Pedagogia. Teresina, PI, 2018

UNESCO, Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.




DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i2.12380

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc

ISSN: 2674-757X


BASES E INDEXADORES

https://www.flacso.org.ar/latinrev/

https://scholar.google.com.br/citations?user=BrkNzRgAAAAJ

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

https://www.crossref.org/

https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514