OS DESAFIOS E PIONEIRISMO DA PROPOSTA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE TERESINA E A EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA NA PERSPECTIVA FREIREANA

Jefferson de Sales de Sales Oliveira

Resumo


 

Esta breve reflexão se propõe a discutir sobre a ação teórico-metodológica da Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos - EJA do município de Teresina, capital do estado do Piauí, que se embasa na educação significativa do método freireano, como diretriz para o trabalho pedagógico do educador da EJA da Rede Municipal de Educação de Teresina. Este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa-descritiva e tem por objetivo identificar o impacto da ideia de educação significativa na perspectiva freireana sobre a Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos, a partir do relato de experiência do seu processo de construção, pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina - SEMEC em parceria com a Associação Alfasol, através do Programa Telesol - PRO, entre 2015 e 2017. Esse processo formativo é percebido como pioneiro por acontecer num período de pleno desmonte das políticas públicas para a EJA, bem como desafiador pelo contexto de fragilidade formativa para os docentes da modalidade na Rede Municipal de Educação de Teresina.

Palavras- chave: Proposta Curricular. Educação de Jovens e Adultos. Educação Significativa.


 


Palavras-chave


EJA.Currículo.Teresina.Paulo Freire

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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13211

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