A IMPORTÂNCIA DA FERRAMENTA DO MEET NAS AULAS ONLINE MINISTRADAS NO IFPI DO CAMPUS ANGICAL – PI

Edvaldo Cesar Da Silva Oliveira, Marconi Pereira Lima, Wendell Lima Lacerda

Resumo


O objetivo geral foi analisar os motivos que influenciam na baixa participação dos alunos de ensino médio do IFPI – Campus Angical no período de pandemia nas aulas via meet. Metodologia realizamos uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo.
O instrumento para coleta de dados foi um formulario eletronico disponibilizado na internet formado por 09 (nove) questões de múltipla escolha disponibilizado de maio a novembro de 2021. A amostra foi composta de 258 (duzentos cinquenta e oito) alunos devidamente matriculados no IFPI, houve tambem uma pesquisa bibliografica sobre o assunto em períódicos, documentos, artigos, congressos e livros, as análises dos dados quantitativos foram transformadas em gráficos para posterior apresentação e análise. Resultados encontramos 53,5% apontando o meet como importante para o processo de tirar dúvidas; 50,8% observou a necessidade de ampliação da utilização da referida ferramenta; 44,5% concorda que as aulas do meet, contribui para o aprendizado; a maioria 49,6% afirma ser indiferente abrir ou não a câmera no momento da aula online; 62,6% nas aulas online, assistiu metade das aulas com a câmera aberta; 52,9% informaram que a não utilização da câmera durante a aula do meet, não interfere na interação e no aprendizado; 56,4% informa que o motivo da não abertura da câmera no momento das aulas online foi vergonha.

Considerações finais com a necessidade de utilização de aulas online, a ferramenta do meet foi muito utilizada, porém, infelizmente não em sua totalidade, havendo certa dificuldade de entendimento do quanto importante essa ferramenta pode impactar positivamente no aprendizado, sendo necessário um treinamento, acompanhamento e organização para utilização dessas novas ferramentas de ensino a distância.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i1.13502

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc

ISSN: 2674-757X


BASES E INDEXADORES

https://www.flacso.org.ar/latinrev/

https://scholar.google.com.br/citations?user=BrkNzRgAAAAJ

http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

https://www.crossref.org/

https://latindex.org/latindex/ficha?folio=29514