A IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DOS EDUCADORES DE EJA NO BRASIL, UM CONSTRUTO HISTÓRICO

Daniela da Silva de Carvalho, Francisco das Chagas da Paz Soares, Jefferson de Sales Oliveira, Maria da Glória Carvalho Moura

Resumo


O trabalho docente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil percorre junto com os educandos, público alvo da modalidade, caminhos de dificuldades e desafios no seu fazer. A EJA, marcada por retrocessos, rupturas e negações, acaba relegando seus educadores ao improviso, a descontinuidade formativa e a efetividade docente, tendo em vista que seu público é sempre relegado a uma condição secundária nas políticas públicas em educação. Diante do exposto, o objetivo central do texto é refletir
sobre as políticas públicas na EJA, concepções epistemológicas que norteiam a EJA e a epistemologia crítica. Faremos isso levando em consideração o contexto histórico de como se formou no Brasil a EJA e a epistemologia dos docentes que trabalham com esse alunado. Metodologicamente, o artigo tem abordagem qualitativa, trata-se
de uma reflexão de cunho teórico, posto que foi desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos (CALEFFE; MOREIRA, 2006). Acreditamos que as questões expostas neste trabalho contribuem para repensarmos as práticas docentes, políticas públicas, quais as dificuldades e desafios da Educação de Jovens e Adultos, e o que podemos fazer enquanto professores, cidadãos e pesquisadores para que essa educação possa continuar tranformando a vida de pessoas.


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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i1.13508

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ISSN: 2674-757X


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