REFLEXÕES SOBRE QUALIDADE DO ENSINO DOS COLÉGIOS MILITARES DO BRASIL

Antonia Dalva França-Carvalho, Italo César Sousa Duarte, Joaquim Luis Medeiros Alcoforado

Resumo


Os colégios militares caracterizam-se como instituições subordinadas ao Exército Brasileiro, que possui um departamento específico para cuidar das quatorze unidades de ensino presentes no território nacional, a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial – DEPA, que se subordina o Sistema Colégio Militar do Brasil. Este artigo traz uma reflexão decorrente de uma pesquisa bibliográfica acerca da atuação dos Colégios Militares em todo o Brasil. A ideia é vislumbrar o ensino proposto por essa instituição e a qualidade da oferta de vagas, bem como a sua finalidade e historicidade, cujo caráter é preparatório e assistencial, tanto aos filhos de militares,
como a filhos de civis que desejam ingressar na escola com o intuito de buscar uma melhor qualidade do ensino proposto. Os resultados mostram que a aceitação da escola na sociedade é grande, em razão da qualidade do ensino, que visa a vida em família, em sociedade e, também, o aprendizado dos direitos e deveres do aluno no âmbito social. Isso significa que o ensino dos colégios militares, possuem disciplinas que proporcionam esses saberes, desenvolvendo, simultaneamente, o conhecimento social, político e filosófico educandos.


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DOI: https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i1.13509

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