INVENTÁRIO E QUANTIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DO PARQUE NACIONAL SETE CIDADES, PIAUÍ.

Laryssa Sheydder Oliveira Lopes, José Luís Lopes Araújo, Marcos Antônio Leite Nascimento

Resumo


As pesquisas em torno da conservação da geodiversidade, quando comparadas com as pesquisas acerca da biodiversidade, são desenvolvidas em um processo mais lento e, muitas vezes, tardio. Isso se deve ao fato dos pesquisadores das Ciências da Terra estarem, em sua maioria, com seus trabalhos voltados à prospecção, extração e uso dos recursos naturais. A necessidade de conservar a geodiversidade é respaldada pelo reconhecimento de seus valores. Devido à impossibilidade de aplicar medidas de conservação a todos os elementos da geodiversidade em virtude de eles serem essenciais às atividades humanas como recursos naturais, deve-se identificar locais de relevante interesse, o patrimônio geológico. A inventariação do patrimônio geológico do Parque Nacional Sete Cidades identificou oito geossítios (Pedra da Tartaruga, Arco do Triunfo, Sítio Pequeno, Pedra do Americano, Biblioteca, Cidade Perdida, Pedra dos Canhões e Cachoeira do Riachão). A quantificação constatou que os geossítios Cidade Perdida, Pedra da Tartaruga, Sítio Pequeno e Arco do Triunfo apresentam valores que os classificaram em nível de relevância regional e a Biblioteca, Pedra do Americano, Cachoeira do Riachão e Pedra dos Canhões em nível de relevância nacional. Para elaboração deste trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a temática e a área de estudo; pesquisas de campo para identificação dos geossítios e registro fotográfico e compilação dos dados para a escrita da redação final.

Palavras-chave


Avaliação; Geossítios; Geoconservação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v2i1.1010

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2