ARTE E PERCEPÇÃO DA PAISAGEM SEMIÁRIDA: uma proposição metodológica geoartística voltada ao Ensino Fundamental II

José Marcelo Soares de Oliveira,, José Falcão Sobrinho

Resumo


Este trabalho apresenta proposições metodológicas geoartísticas voltadas ao Ensino de Geografia, trabalho realizado com alunos do Ensino Fundamental II, nos municípios de Guaraciaba do Norte, Massapê e Meruoca, localizados no estado do Ceará, Brasil. O objetivo da pesquisa consistiu em propor, através de desenhos, uma forma lúdica no tratamento do conceito de paisagem na Geografia. Utilizamos a fenomenologia como recurso metodológico na apreensão das percepções dos alunos, de três ambientes geomorfológicos: Maciço Residual, Planalto Sedimentar e Superfície Sertaneja. Constatamos, através das descrições textuais e artísticas, uma gama diversificada de percepções da paisagem e natureza, envolvendo paisagem natural e cultural, bem como observações sobre paisagem idealizada. Além do mais, se pode verificar que, por meio dos desenhos e da escrita, os alunos também demonstraram questões afetivas relacionadas à vivência tanto em suas paisagens quanto em outras paisagens. Desta forma, torna-se importante entender as articulações entre os documentos oficiais, LDB, PCN e BNCC e o conhecimento prévio dos alunos. Buscamos considerar as dificuldades do trabalho docente da educação básica, daí surgiu a compreensão sobre a necessidade de desenvolver uma estratégia lúdica no ensino de geografia, como forma auxiliar.

 


Palavras-chave


Percepção; Arte; Ensino

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i2.10352

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2