APORTE TEÓRICO E METODOLÓGICO DA GEOCOLOGIA DAS PAISAGENS PARA OS ESTUDOS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS

Juliana Felipe Farias

Resumo


Os estudos em bacias hidrográficas são desenvolvidos por diferentes proposições teóricas e metodológicas, adequadas à necessidade do objeto e a temática investigada pelo pesquisador. No artigo é apresentada uma sequência para as análises de bacias hidrográficas, alicerçada nos preceitos teóricos e metodológicos da Geoecologia das Paisagens. A bacia teste é a do rio Palmeira, localizada no Estado do Ceará, que foi utilizada como recorte para a caracterização de cada etapa de aplicação do método utilizado. O objetivo desse artigo é refletir sobre a aplicação da Geoecologia em um estudo ambiental integrado que utiliza como recorte de análise a bacia hidrográfica, a partir de suas diferentes etapas: organização e inventário, diagnóstico e propositiva. Pautado em uma discussão teórica de como o enfoque geoecológico pode viabilizar os estudos ambientais integrados, a sequência metodológica foi descrita pelas etapas citadas, apresentando especificidades e alguns produtos elaborados como mosaicos representativos de mapas, indicação de fontes e tratamento de dados, dentre outros. É uma reflexão teórico-prática, pois apresenta uma proposição de estudos em bacias hidrográficas, pautada na experiência de trabalhos exitosos em diferentes contextos ambientais, desenvolvidos a partir de uma visão sistêmica do objeto analisado.


Palavras-chave


Bacia Hidrográfica. Geoecologia das Paisagens. Planejamento. Estudos Integrados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i2.10356

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2