CRIATIVIDADE DAS PRÁTICAS COTIDIANAS DO TERRITÓRIO DA FESTA: A PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “AFETOS DE REISADO”

Antonio Jarbas Barros de Moraes

Resumo


Este artigo trata de pesquisa sobre as festas de reis no distrito de Caraúbas, no município de Graça, no estado brasileiro do Ceará. É uma discussão metodológica sobre as especificidades da filmagem e da montagem de filme das práticas cotidianas, da convivência com o grupo pesquisado, da imaginação a partir dos afetos e contatos ou videografia, dentre outras atividades que convergem na preparação, na execução e na avaliação da festa de reis em Caraúbas. Nesse sentido, fizemos o documentário “Afetos de reisado” a partir de imagens reunidas nos anos de 2016 e 2017. Com base nesta experiência metodológica proporcionada pela produção do documentário, conseguimos perceber nuances geográficas que se referem ao território da festa.


Palavras-chave


Videografia. Afecções. Intimidades. Território.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i3.10390

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2