COMPARTIMENTAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO ALTO CURSO DO RIO PARAÍBA-PB

José Marcos Duarte Rodrigues, Eduardo Rodrigues Viana Lima

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo realizar uma compartimentação geomorfológica do alto curso do rio Paraíba. Para tanto, adotou-se a metodologia proposta pelo Manual Técnico de Geomorfologia (IBGE, 2009), desta forma, considerou-se o planalto da Borborema como domínio morfoestrutural (1° táxon), a depressão intraplanáltica paraibana e os maciços remobilizados da zona transversal como regiões geomorfológicas (2º táxon), as unidades geomorfológicas (3º táxon) correspondem aos maciços elevados e menos elevados, referentes aos maciços remobilizados da zona transversal, a superfície aplainada e as planícies fluviais, correspondentes a depressão intraplanáltica paraibana. Quanto aos modelados (4º táxon), os maciços elevados foram subdivididos nos que possuem topos ondulados e formam brejo de altitude e os que apenas apresentam topos ondulados, os maciços menos elevados foram subdivididos em cristas simétricas e assimétricas, inselbergs e maciços menos elevados com topos suave-ondulados, a superfície aplainada está representada pela superfície Cariris Velhos. Já as planícies fluviais. pela planície fluvial do alto curso do rio Paraíba. Contudo, persistiram dificuldades relacionadas a distinção dos modelados, o que pode ser atribuído a não sistematização de parâmetros específicos para definição das formas de relevo, principalmente para o nordeste brasileiro.


Palavras-chave


Relevo; Táxons; Rio Paraíba.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i3.10425

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2