GEOGRAFIA COMPORTAMENTAL E O TERRITÓRIO MENTAL: POR UM TERRITÓRIO SEM FRONTEIRA

Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira-Neto, Leonardo Thompson da Silva, José André Ribeiro, Ricardo Almeida Cunha, Ricardo Rodrigues Mendes

Resumo


Os estudos sobre geografia, geralmente, se utilizam de vetores concretos para construir suas análises. Porém, um território não é construído apenas por aquilo que podemos mapear. O território tem sua dinâmica conduzida pelas ações que o homem impõe sobre ele, e estas ações não são mecânicas, são os resultados de ebulições mentais, de comportamentos, de sentimentos. Esse estudo é uma proposta de aproximação entre o território geográfico e o território mental numa tentativa de contribuir com a interpretação do mundo em que vivemos, objetivo principal da geografia.


Palavras-chave


Território. Geografia Comportamental. Sem Fronteira

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v10i01.11271

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2