COMO OS CONCEITOS ESTRUTURANTES DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA ESTÃO PRESENTES NO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA – PI?

Marcos Vinicius de Andrade Ribeiro, Josélia Saraiva e Silva

Resumo


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em dezembro de 2017 pelo Ministério da Educação e, após sua fase de implementação, começa a vigorar no Ensino Fundamental brasileiro. O Município de Teresina – PI, durante o ano de 2018, redefiniu seu currículo oficial baseando-o nos preceitos da BNCC. Dessa forma, questionamos: como, no currículo de Geografia da rede municipal de Teresina, são abordados os conceitos que estruturam a ciência geográfica? Os novos modelos curriculares instituídos – da BNCC ao currículo da rede municipal de Teresina – surgem como centro instrumental dos processos de mudanças no âmbito da educação geográfica que se pratica na cidade de Teresina. Sendo assim, constitui-se como objetivo geral desta pesquisa identificar no currículo de Geografia da rede municipal de Teresina a presença dos conceitos estruturantes da ciência geográfica. Como metodologia, fizemos uso da técnica de análise categorial de conteúdo, proposta por Bardin (1977). O currículo de Geografia da Rede municipal de Teresina apresenta ecletismos de autores para definir os conceitos estruturantes. Dessa forma, identificamos que as seis categorias trabalhadas possuem seus conteúdos empregados em teóricos específicos e radicados de forma mais direta nas unidades temáticas, nos objetos do conhecimento e nas habilidades. O currículo de Geografia da rede municipal de Teresina em diversos momentos apresenta conflitos em relação a BNCC.

Palavras-chave


Currículo de Geografia. Educação Geográfica. Teresina.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v10i01.12448

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2