MORFOPEDOLOGIA APLICADA AO CONTROLE DOS PROCESSOS EROSIVOS NA SUB-BACIA DO CÓRREGO PIRAPUTANGA, EM RESERVA DO CABAÇAL/MT
Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar a relação da morfopedologia, a qual relaciona os estudos de solos, vegetação, relevos, associados ao índice de declividade, permitindo explicar o funcionamento dos processos erosivos presentes na sub-bacia do córrego Piraputanga, no município de Reserva do Cabaçal/MT. Foi utilizado interpretação de processamentos digitais e cruzamentos de informações para análise integrada da paisagem e interpretação da origem de tais processos erosivos. Com o presente estudo foi possível identificar seis morfocompartimentos e variados processos erosivos laminares e lineares com o desenvolvimento de sulcos, ravinas e voçorocas presentes nos mesmos. Os resultados obtidos demonstraram a necessidade de implementação de medidas de correção e contenção dos processos erosivos presentes, uma vez que esta sub-bacia se encontra em áreas de cabeceira de drenagem da Bacia do Alto Paraguai.
Palavras-chave
Morfopedologia. Processos erosivos. Paisagem. Córrego Piraputanga. Reserva do Cabaçal/MT.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v10i2.12715
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2