FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: A VISÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE LAMBARI D’OESTE, MATO GROSSO

Poliana Severino Xavier, Judite de Azevedo do Carmo, Vinicius Modolo Teixeira

Resumo


A formação docente, inicial e continuada, é muito importante para que o profissional educador construa sua identidade e possa desenvolver sua prática educativa de maneira reflexiva e consistente. Com este entendimento, o artigo ora apresentado, tem como objetivo discorrer sobre a formação e a prática docente dos professores de Geografia do Município de Lambari D’Oeste, no estado de Mato Grosso, com as seguintes indagações: quais saberes e práticas docentes são adquiridos na formação inicial e continuada do professor de Geografia? Esses saberes e práticas têm sido suficientes para atender as necessidades do ensino de Geografia atualmente na Educação Básica?  Para tanto recorreu-se à pesquisa bibliográfica e à aplicação de entrevistas semiestruturadas com os professores. A análise das informações levantadas foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, seguindo o método dialético e os resultados obtidos revelam que tanto a formação inicial, quanto a formação continuada, comprometem diretamente a prática educativa. Evidenciamos a necessidade de constante debate acerca dos currículos dos cursos de licenciatura em Geografia, para ampliar a interação entre a Geografia da Universidade e a Geografia Escolar, além da valorização do professor por meio de acesso à formação de qualidade, continuada e específica em sua área. Desse modo, esperamos que sua formação contemple os saberes e práticas necessários ao desempenho da profissão, bem como da valorização da Educação Brasileira de modo geral, pois a partir dela é que poderá haver mais investimentos em políticas educacionais.


Palavras-chave


Licenciatura. Ensino de Geografia. Metodologia de Ensino. Atuação Profissional. Políticas educacionais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v10i2.12720

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2