QUALIDADE DOS SOLOS URBANOS EM ÁREAS VERDES DE TERESINA (PI)

Rabech Grasiely Gomes Marques, Gustavo Souza Valladares

Resumo


O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento de indicadores da qualidade do solo em áreas verdes urbanas de Teresina, PI. As áreas de estudo foram o Parque Potycabana (PY), Parque da Cidadania (CD), Complexo Turístico Ponte Estaiada (PO), Parque da Cidade (PM) e do Bosque (BO) próximo ao Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí), devido às interferências antrópicas existentes. Para alcançar tal objetivo foi feito o levantamento dos seguintes atributos dos solos: densidade do solo (Ds); granulometria; condutividade elétrica (CE); carbono orgânico (C); pH em água; teores de alumínio (Al), potássio (K); cálcio (Ca); magnésio (Mg); fósforo (P); nitrito (NO2-); nitrato (NO3-); amônia (NH3); nitrogênio total mineral (NT); e ainda os teores pseudo-totais e biodisponíveis de ferro (Fe), manganês (Mn), zinco (Zn) e cobre (Cu). Os dados foram tratados por estatística descritiva e análise dos componentes principais (PCA), constatando que os parques CD e PM, são as áreas que mais se assemelham entre si de acordo com os resultados obtidos. Dessa forma, os locais apresentam solos favoráveis ao desenvolvimento vegetal, e os teores dos metais pesados estão na faixa da normalidade, e não trazem risco de contaminação à população, assim, proporcionando uma melhor qualidade de vida para os residentes da cidade.

Palavras-chave


Pedologia. Áreas Verdes. Teresina. Análise multivariada. Indicadores.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v10i01.12743

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2