CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA E HIDROSSEDIMENTOLÓGICA DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO TAQUARAL, AFLUENTE DA MARGEM ESQUERDA DO RIO PARAGUAI, CÁCERES, MT

Antonia Brito Farias, Célia Alves de Souza, Leila Nalis Paiva Silva Andrade

Resumo


Os estudos sobre morfométricos contribuem para compreender a disponibilidade da rede de drenagem, tendo em vista que as informações hidrossedimentológicas mostram a capacidade de vazão e transporte de sedimentos da bacia hidrográfica. O estudo objetivou realizar a caracterização morfométrica e verificar a hidrodinâmica da sub-bacia hidrográfica do córrego Taquaral, afluente da margem esquerda do rio Paraguai, Mato Grosso. Para obter a morfometria, utilizaram-se como ferramentas os softwares Arcgis. Para hidrodinâmica, foram selecionadas nove seções transversais ao longo o perfil longitudinal, onde foram realizadas coletas de sedimentos de fundo e em suspensão, monitoramento da vazão e análise de laboratório com pipetagem/peneiramento e evaporação. A sub-bacia hidrográfica do córrego Taquaral apresenta uma área total de 143,90km², o perímetro obtido é de 75,87km. O comprimento do canal principal é de 39,16km; a sub-bacia possui 56 canais em sua rede de drenagem e o comprimento total desses canais é de 108,29km; coeficiente de capacidade (1,78), com baixa densidade de rios (0,33) e densidade de drenagem. Os valores de vazão variaram no período de estiagem (0.01 a 04 Q m3/s-1) e (0,11 a 1,12 Q m3/s-1) no período de cheias. A descarga sólida suspensa variou no período de estiagem (0,13 a 0,53 QSS t/dia-1) e (0,96 a 5,80 QSS t/dia-1) no período de cheias. Nos sedimentos de fundo, predominaram areias finas. A obtenção de informações sobre a morfometria, a rede drenagem e o volume de sedimentos transportados é importante para definição de medidas de planejamento e gestão da bacia.

Palavras-chave


Bacia hidrográfica. Morfometria. Hidrossedimentologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v10i2.12748

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2