GEODIVERSIDADE E O VALOR TURÍSTICO DAS QUEDAS D’ÁGUA DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO PIAUÍ, PI, BRASIL

Helena Vanessa Maria da Silva, Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Renê Pedro de Aquino

Resumo


Falar sobre geodiversidade, temas e conceitos correlatos é tarefa necessária. Substrato essencial para o desenvolvimento e evolução de qualquer forma de vida, a conservação da geodiversidade é respaldada pelo reconhecimento de seus valores (científico, didático, cultural/histórico, turístico, econômico, entre outros). Considerados locais de interesse geomorfológico, geomorfossítios in situ de valor utilitário de grande potencial reconhecidos pela diversidade e beleza, as quedas d´água são elementos fluviais da geodiversidade que podem ter valor patrimonial. O presente artigo tem como objetivo avaliar as quedas d’água do município de Juazeiro do Piauí (PI), identificando suas potencialidades e valores associados, para fins de geoconservação e divulgação do seu potencial. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica pertinente ao tema, trabalhos de campo e trabalhos de gabinete. A pesquisa foi apoiada na ficha inventário e de quantificação adaptada de Oliveira (2015) e Pereira (2010), respectivamente. Foram identificadas, avaliadas qualitativamente, caracterizadas e quantificadas 05 quedas d’água. Conclui-se que as quedas d’água aqui analisadas podem proporcionar a geração de renda e consequentemente melhorias da qualidade de vida das populações residentes na área de estudo, através de ações de geoconservação empreendidas nas mesmas pelo poder público e pela iniciativa privadas.


Palavras-chave


Geomorfossítio. Cachoeira. Turismo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v10i01.12780

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2