ESTUDO DE DIAGNÓSTICO DE RISCO AMBIENTAL À INUNDAÇÕES E SUA CORRELAÇÃO COM A SUSCETIBILIDADE À OCORRÊNCIA DE DOENÇA DIARREICA AGUDA NA ZONA URBANA DE ITAPIPOCA/CE
Resumo
O objetivo desta pesquisa é estabelecer uma correlação entre os dados de incidência de doença diarreica aguda (DDA) com uma avaliação de risco ambiental a inundações, tendo como área de estudo a zona urbana do município de Itapipoca. A metodologia emprega o mapeamento de risco ambiental que leva em consideração a união de dois mapeamentos: risco natural, onde variáveis ambientais que influenciam a dinâmica de inundação são sobrepostas por método de cartografia de síntese, e de risco antrópico, onde variáveis socioeconômicas que deduzem vulnerabilidade de risco à inundação também são sobrepostas. O mapa de risco ambiental, identificado por setores censitários, é correlacionado com dados de DDA cujo os dados foram disponibilizados pela plataforma do Sistema Informatizado de Vigilância Epidemiológica de Doenças Diarreicas Agudas. O resultado demonstra a partir da espacialização da sobreposição de mapas que há uma correlação existente entre os dados analisados, apontando que zonas de maior risco ambiental a inundações são também aquelas de maior suscetibilidade à doença diarreica aguda.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i1.13828
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2